5 procedimentos dentais que mudarão o seu sorriso e aumentarão a sua autoestima

Como diz a sabedoria popular, um sorriso pode mudar o mundo. Contudo, mais que isso, ele muda a relação das pessoas com elas mesmas e com os demais. Assim,  ela pode impactar diretamente na autoestima.

Isso porque essa característica se refere a forma como uma pessoa se sente e se enxerga ao olhar no espelho, em especial a aparência, além da forma com que efetiva suas relações pessoais e a maneira de viver a vida. 

Problemas bucais são grandes obstáculos para uma boa autoestima, seja por conta de sorrisos tortos, amarelados ou até mesmo por problemas mais graves, como a falta dos dentes, falha essa capaz de ser resolvida por meio de implante dentario ou aplicação de um aparelho.

Apesar disso, a busca pelo tratamento pode ser dificultada pela crença do alto custo. Assim, é preciso mudar a perspectiva quanto a saúde bucal e seu impacto na saúde como um todo, bem como a importância de adotar medidas de prevenção.

Além dos quadros abordados, vários outros problemas podem ser facilmente resolvidos graças à odontologia, com procedimentos sejam eles estéticos, tradicionais ou cirúrgicos. 

Caso você não esteja satisfeito com o seu sorriso e isso afete a sua autoestima, bem-estar e qualidade de vida, o recomendado é procurar por um profissional qualificado, para avaliar o caso e entender qual o melhor procedimento a ser seguido.

Após isso, é possível buscar soluções eficazes e condizentes com a necessidade e desejo, seja por meio de processos como a aplicação de um aparelho dental invisível ou mesmo o clareamento.

Além disso, o acompanhamento psicológico e/ou terapêutico também pode ser necessário para identificar de melhor forma a questão da autoestima e formas de ampliá-la. 

No mais, tratando o sorriso de forma eficaz e eficiente, é possível não só encontrar uma melhor qualidade de vida, mas também melhorar a autoestima, promovendo o amor próprio e a autoconfiança para a vida e para as relações pessoais e profissionais. 

De modo a contribuir com a identificação dos procedimentos odontológicos que podem ampliar a sensação de bem-estar, separamos 5 procedimentos dentais que mudarão o seu sorriso e aumentarão a sua autoestima, confira!

  1. Tratamento ortodôntico

Assim como citado acima, casos ortodônticos também são capazes de aumentar a autoestima.

Isso porque, o aparelho invisivel tem o objetivo de alinhar dentes tortos, harmonizando o sorriso e ajustando todos os possíveis problemas relacionados à mordida.

Este aparelho tem aparência mais discreta e possibilita um sorriso bonito de forma ágil e prática, sem impactos para quem tem receio/incômodo com o sorriso metálico tradicional do procedimento, oferecendo conforto e discrição.

  1. Clareamento 

 Muito comum nos dias de hoje, sendo muito buscado como forma de aumentar a autoestima, esse procedimento é feito por quem não está satisfeito com a coloração adquirida nos dentes, que geralmente se tornam amarelados. 

Para isso, o clareamento dental é o tratamento mais usual para deixar o sorriso mais branco e pode ser feito com diferentes métodos, todos considerados não-invasivos. 

Ele pode ser feito em casa ou no próprio consultório dos dentistas, sendo utilizado um gel em uma moldeira desenvolvida para cada paciente, de acordo com a sua arcada. 

É importante lembrar que mesmo que o tratamento seja feito em casa, o acompanhamento de um dentista especializado é indispensável, evitando problemas futuros no esmalte dos dentes do paciente. 

  1. Encurtamento ou alongamento da gengiva

Este procedimento pode ser executado com segurança graças aos avanços da odontologia. 

Para quem deseja encurtar sua gengiva, é possível remover o tecido em excesso, alongando e trazendo um aspecto mais maduro, realizando um novo desenho da linha gengival por meio da cirurgia.

Já para quem deseja alongar o tecido, deixando os dentes menos expostos, o procedimento consiste em realizar um enxerto com um tecido similar ao da gengiva. 

Vale ressaltar que este procedimento é delicado e deve ser analisado cautelosamente junto a um especialista, de modo a obter um resultado seguro. 

  1. Lente de contato

A lente de contato dental é uma lâmina fina feita de cerâmica ou resina, feita para ser inserida ao dente com a intenção de alterar sua forma, tamanho ou cor.

Geralmente, são aplicadas em casos como: 

  • Diastemas (espaços entre os dentes);
  • Alteração de formato dental;
  • Dentes muito pequenos;
  • Dentes muito escuros.

A manutenção deste procedimento deve ser anual, além dos demais cuidados básicos na higienização bucal e visitas frequentes ao dentista. 

  1. Implante 

Os implantes buscam substituir dentes perdidos por problemas como cáries, doenças gengivais, traumas ou outras questões, colaborando com a volta da autoestima e de um sorriso completo. Ele restaura o sorriso, restabelecendo também a mastigação e a fala. 

Esse procedimento é feito a partir da fixação de um pino de titânio no osso maxilar ou mandibular do paciente, agindo como raiz e base de apoio para a peça.

É importante ressaltar que todos esses procedimentos odontológicos que buscam a melhora na saúde bucal e aumento da autoestima devem ser avaliados junto ao dentista responsável e qualificado, avaliando a necessidade e a possibilidade da execução, bem como o melhor procedimento para cada caso. 


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Link da imagem: https://br.freepik.com/fotos-gratis/sorrindo-bonito-mulher-asian-apontar-dela-dentes_3801739.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 12 =