Softwares para gerenciamento de consultórios

Os softwares para gerenciamento dos consultórios são ferramentas que contribuem para a administração do trabalho do dentista, como

  • Organizar melhor a sua agenda;
  • Lembrar os pacientes de suas consultas;
  • Criar um prontuário eletrônico;
  • Controlar o estoque dos materiais;
  • Gerar relatórios financeiros;
  • Realizar ações de marketing odontológico.

Realizar tudo isso sozinho e de forma manual gera um grande trabalho, ao mesmo tempo em que demanda um tempo que poderia ser usado em atividades cruciais, como o próprio atendimento de pacientes.

Portanto, os softwares otimizam toda a administração do consultório, facilitando a vida dos profissionais.

Isso porque os softwares conseguem concentrar vários atributos, como envio de e-mail e mensagens, com grande capacidade de memória e inteligência artificial, sendo multifuncional.

Ao falar em memória, os softwares agora trabalham com um armazenamento de dados em nuvem, que aliviam a carga do processador, que ficaria mais lento, e aumentando o nível organizacional das informações. 

Com isso, a rede de internet também se faz essencial para que aconteça a otimização dos processos dentro do consultório.

Neste artigo serão listadas algumas opções de softwares para gerenciamento de consultórios que são extremamente recomendados e bem avaliados.

Hi Doctor

O “Hi Doctor” é um software que agrega um prontuário completo de seus pacientes e agenda de atendimentos.

Ele informa o tempo de espera dos pacientes, faz impressão de receitas, atestados, declarações e outros documentos. 

Além disso, esse software integra imagens do corpo humano à ficha do paciente. 

A ferramenta ainda oferece cadastro de medicamentos e fórmulas de produtos manipulados que são usados com frequência, permitindo um controle mais fácil.

A emissão de guias e faturas para convênios, relatórios de diagnóstico, lista de pacientes e até chat entre os funcionários da clínica são outros suportes disponibilizados.

Esse software pode ser instalado nos computadores, mas a sua utilização depende da internet. Também há a possibilidade de instalação no tablet e no celular.

Dental office

O “Dental Office” é um software que realiza e cataloga os cadastros dos pacientes, faz anotações, atestados, receitas e ainda apresenta uma galeria de imagens e documentos. 

Seu controle de consultas contribui para a diminuição de faltas e permite uma agenda configurável para o profissional, conforme as necessidades e demandas.

Além disso, esse software permite a visualização gráfica da arcada e dos procedimentos de cada plano junto ao orçamento, permitindo o acesso às receitas, despesas, fluxo de caixa e controle das formas de pagamento. 

O interessante deste software é que ele também tem a função de captar a fidelização dos clientes, por meio de mensagens e e-mails automáticos. Além, claro, da disponibilização da comunicação em chat com os funcionários do consultório.

Essa busca pela fidelização do cliente pode acontecer em diversos casos e todas essas ferramentas contribuem para isso, bem como para a otimização dos serviços.

Assim, se alguém vai ao consultório ou entra em contato com a clínica perguntando quanto custa um implante dentario é possível criar um diretório para que seja possível enviar e-mails e mensagens, mostrando que estão à disposição do paciente e oferecendo informações importantes – ao aliar com outras ferramentas de gestão e marketing.

Easy Dental

O “Easy Dental” possui um cadastro de pacientes e responsáveis financeiros, prontuário clínico do paciente, questionários de anamnese, marcação de problemas do dente com visão 3D.

Com esse software, é possível ter prognósticos bem precisos para a realização dos procedimentos ortodônticos, como o implante dental

Além disso, o Easy Dental contribui para o agendamento de horários com visualização diária e semanal, controla as contas a pagar e receber, cria mensagens para envio, faz o controle de estoque e analisa as estatísticas financeiras do consultório.

Clínica nas Nuvens

O “Clínica nas Nuvens” permite marcar consultas, controlar procedimentos, como o clareamento consultório, realizar encaixes de horários e acompanhar as agendas dos dentistas da clínica.

Além disso, é possível gerenciar a parte financeira, estoque, contas a pagar e receber e faturas pendentes. O software também emite notas fiscais e possui um prontuário eletrônico para exame físico, diagnósticos, prescrições e atestados.

Dental SIGO

O “Dental SIGO” não é instalado no computador e funciona na nuvem, permitindo o gerenciamento da agenda, com envio de lembretes de consulta aos pacientes.

Isso otimiza a rotina do profissional dentista, pois ele não precisa esperar caso o paciente não consiga comparecer no consultório para a colocação da lente nos dentes, para fazer uma limpeza ou mesmo uma consulta de rotina, podendo remanejar a agenda.

Inclusive, esse software oferece um prontuário completo para cada paciente, com seus dados de cadastro e andamento dos tratamentos, possibilitando a continuidade e um acesso facilitado às informações nas consultas.

Do mesmo modo, a comunicação entre as equipes é favorecida, otimizando os processos e controle do que já foi feito.

Além disso, é possível controlar as contas, gerenciar o estoque e indicar os prazos a serem cumpridos.

Assim, é importante encontrar as ferramentas que mais se adequam às rotinas e demandas das clínicas, favorecendo seu funcionamento.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × três =