Diferenças entre chácara, sítio e fazenda?

Entender as diferenças entre chácara, sítio e fazenda pode lhe ajudar a encontrar a opção mais adequada às suas necessidades e projeções de investimentos. Principalmente pelo fato de que cada uma das opções representa um tamanho diferente e, consequentemente, serviços e reparos que se enquadram dentro destas medidas.

As principais determinações que intitulam uma propriedade como chácara, sítio ou fazenda são as que dizem respeito ao tamanho do espaço do imóvel. Porém, apesar de este medidor ser importante, lembre-se de que cada município e Estado pode apresentar algumas características próprias para classificar estes empreendimentos.

Medidas Brasileiras:

  • Alqueire do Norte: 27.255 m²
  • Alqueire Mineiro: 48.400 m²
  • Alqueire Paulista: 24.200 m²
  • Hectare: 10 mil m²
  • Braça de Sesmaria: 14.520 m²
  • Légua de Sesmaria: 43.560.000 m²
  • Quadra quadrada: 17.424 m²

Chácaras: Para que uma propriedade seja considerada uma chácara é preciso que ela respeite uma medida mínima e máxima. No entanto, é necessário ter, no mínimo, 2 hectares de terra, ou seja, 20 mil metros quadrados.

Sítios: O mínimo de terreno esperado para que uma propriedade seja considerada um sítio é de 5 alqueires, sendo que a medida máxima é de 40 alqueires.

Propriedades rurais que estão dentro dessas medições já podem ser consideradas sítios

Fazendas: Uma fazenda, por sua vez, necessita ter uma área de terreno que seja maior do que 40 alqueires. Em nosso país, por exemplo, existem fazendas que chegam a ter milhares de alqueires em sua propriedade.

Como escolher entre chácara, sítio e fazenda?

Na realidade, é preciso partir do ponto de quanto você deseja investir e quais são as suas necessidades para com o espaço. Com isso em mente, encontre uma imobiliária com experiência  que irá mostrar as melhores opções entre chácaras, sítios ou fazendas! 

Foto: criada por onlyyouqj – br.freepik.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =