4 maneiras de alinhar o seu sorriso e deixá-lo perfeito

A procura pelo sorriso perfeito tem popularizado muito os procedimentos estéticos odontológicos. Assim, os tratamentos que visam deixar os dentes mais brancos, brilhantes e harmônicos têm sido cada vez mais comuns nos consultórios médicos.

E não é para menos. Afinal, além da interferência cosmética, o sorriso é capaz de influenciar na saúde de todo o organismo, na autoestima e no bem-estar dos pacientes das mais variadas faixas etárias.

Isso porque, como a boca é uma característica muito importante na composição geral da fisionomia dos pacientes, os desgastes e defeitos no sorriso – que naturalmente podem indicar o aparecimento de doenças importantes –, também são capazes de causar grande desconforto nas pessoas.

Assim, esses problemas na aparência do sorriso acabam interferindo na capacidade de comunicação e na qualidade dos relacionamentos, especialmente em ambientes públicos.

Procedimentos que permitem o alinhamento do sorriso

Uma das principais reclamações em relação à estética do sorriso, diz respeito à vergonha que os pacientes sentem ao conversar em ambientes públicos, devido aos defeitos na formação estrutural das arcadas dentárias e o aparecimento de situações, como:

  • Apinhamento dental;
  • Diastemas severos;
  • Dentinogênese imperfeita;
  • Mordida aberta;
  • Mordida cruzada, entre outros.

Além disso, a falta do alinhamento dentário – que pode ser ocasionado em decorrência desses problemas – também tem o poder de prejudicar muito a confiança dos pacientes.

Por isso, os procedimentos que visam recuperar o alinhamento das arcadas dentárias e a correção do sorriso têm ficado cada vez mais universais, inclusive pelas pessoas com mais de 30 anos. Entre as intervenções mais recorridas, temos:

  1. Tratamento ortodôntico

A ortodontia é uma área da odontologia que visa corrigir os defeitos na formação das estruturas dentais e nos ossos faciais que fazem a sustentação dos dentes.

Para isso, são utilizados acessórios fixos ou móveis, como o aparelho ortodôntico transparente ou o metálico tradicional.

Esses dispositivos permitem que, através da aplicação da tração, os dentistas consigam reposicionar os dentes em um local que seja mais vantajoso para o paciente.

Assim, é possível corrigir defeitos que prejudicam a estética do sorriso, ao mesmo tempo em que se devolve a funcionalidade da mordida.

  1. Lente de contato dental

A aplicação da lente nos dentes é um procedimento que tem ficado cada vez mais popular entre os pacientes, principalmente devido à influência de artistas e celebridades. Essa intervenção consiste na colocação de um laminado ultra fino ao redor dos dentes originais.

Desta forma, essas capas de resina ou acrílico podem ser utilizadas para aperfeiçoar unidades dentárias que possuem tamanhos discordantes, diastemas leves, quebras ou trincas no esmalte e o desalinhamento do sorriso.

Essas facetas podem ser aplicadas em um único dente ou toda a arcada dentária, permitindo a remodelagem de toda a aparência dos dentes.

  1. Contorno estético

Quando a causa da falta de alinhamento dentário é decorrente do formato dos dentes, o especialista responsável pode utilizar o contorno estético para desgastar o esmalte dentário, alterando o comprimento e o formato desigual.

Todo o processo de escultura, lixamento, polimento e modelagem dos dentes demora uma única sessão e tende a ser completamente livre de dores e desconfortos.

  1. Alinhamento e nivelamento gengival

A gengivoplastia é uma cirurgia simples que visa corrigir o desnível gengival ao redor dos dentes, das facetas de resina composta ou dos implantes dentários.

Por meio dessa intervenção, os cirurgiões conseguem equalizar a curvatura, o tamanho e diversos outros problemas com os tecidos gengivais.

Esse tratamento pode ser indicado em diversas situações, inclusive, para a melhora da coloração do tecido, para o encaixe mais adequado das próteses dentárias, para o nivelamento das bordas gengivais, entre outros.

Benefícios obtidos por meio desses tratamentos

Seja por meio da aplicação da lente de contato dente ou do aparelho alinhador móvel, os tratamentos odontológicos estéticos têm a vantagem de apresentar diversos benefícios para os pacientes e não somente relacionados à cosmética, mas também à funcionalidade das arcadas.

É claro que essas alterações melhoram a harmonia de todo o sorriso e colaboram muito para a autoestima, confiança e segurança de falar em público ou em reuniões de trabalho, por exemplo. Mas elas também são responsáveis por otimizações, como:

  • Aprimoramento da mastigação;
  • Melhora na nutrição;
  • Redução do risco de doenças;
  • Diminuição de dores recorrentes;
  • Facilitação do processo respiratório.

Além disso, os pacientes podem perceber mudanças significativas na dicção e na qualidade de vida como um todo. Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + onze =