Saúde

Confira 5 sinais de que você precisa fazer uma limpeza dentária

Algo que é da vontade da maioria das pessoas é ter um sorriso bonito e dentes brancos. Por isso, fazer uma limpeza dentária às vezes pode ser uma boa ideia para dar uma renovada em sua cavidade oral. 

Porém, em alguns casos vai além da estética, então é importante se manter atento a alguns sinais que a boca pode dar para realizar uma limpeza.

Antes de dar continuidade no assunto, algo que é sempre bom ressaltar de antemão, é acerca dos hábitos higiênicos que se deve ter, principalmente quando se é criança, pois é nessa fase que as rotinas começam a tomar conta. 

Portanto, realizar a escovação diariamente é algo fundamental, principalmente se fizer uso de um aparelho dentário invisível.

Dessa maneira, também é relevante falar sobre os principais sinais que sua boca pode dar para que realize uma limpeza dentária. 

Com isso, será possível corrigir qualquer problema que possa estar presente, já que a boca pode ser um lar de diversos microrganismos, ainda mais quando não se realiza a limpeza corretamente, ainda mais se usar alinhadores invisíveis, por exemplo.

Quais problemas a falta de higiene pode causar na saúde oral

Antes de falar sobre os sinais que devem ficar atentos, é muito importante falar de um assunto sobre a saúde oral, que são os problemas causados pela falta de higienização. 

Do mesmo jeito, por esse motivo, deve-se entender os melhores métodos de tratamentos, como o uso de uma lente de contato dental, que tem diversos benefícios para os dentes.

Para que chegue a um ponto em que haja problemas bucais, se não ocorrer de maneiras não naturais, como pancadas ou qualquer outro tipo de trauma, é muito provável que esteja realizando uma higienização bucal precária. 

Uma das doenças mais comuns que ocorrem com a falta de escovação dentária é a cárie, que costuma afetar, principalmente, os adolescentes. 

É justamente nessa fase que costuma-se ingerir muitas quantidades de açúcares, além de não ter uma higienização tão correta, se não tiverem uma instrução correta desde o início.

As cáries podem até mesmo causar danos permanentes nos elementos dentários, caso não haja o tratamento precoce. 

Então, nessas ocasiões, é necessário, às vezes, utilizar facetas de porcelana para reparar algum dente danificado.

Outro problema que é causado pela falta de higienização bucal é a gengivite, que também é uma das doenças mais comuns que acometem a cavidade oral. 

Entretanto, nesse caso ela costuma atingir mais a gengiva, mas pode se alastrar para os dentes, caso não haja o tratamento correto, podendo evoluir até mesmo para doenças mais graves.

As formas de tratamento podem ser diversas para essas doenças, e em casos que há perda parcial do dente, a faceta dental funciona como uma ótima alternativa. 

Ainda há outras doenças que são muito comuns, mas que acontecem com menos frequência que as citadas acima, que são:

  • Periodontite;
  • Xerostomia;
  • Endocardite;
  • Câncer bucal.

Dessa maneira, a primeira coisa que se deve fazer, caso sinta algum desconforto em sua boca é realizar uma consulta com um dentista o quanto antes. 

Somente ele poderá indicar as melhores maneiras de cuidar dos seus dentes, deixando eles sempre saudáveis.

Quais os principais sinais que sua boca está precisando de uma limpeza dentária

Agora que ficou mais fácil de entender quais os problemas que a falta de higiene traz, é importante também se atentar aos sinais que a boca dá quando algo está errado, já que são diversos e servem como um indicativo de que pode estar com alguma enfermidade.

  1. Dor do dente

Esse é provavelmente o sinal mais recorrente nas pessoas, mas não significa que ele não é digno de muita preocupação, muito pelo contrário. 

Caso sinta algum incômodo no dente, ainda mais se for de forma latente, é bem capaz que esteja com algum problema. 

  1. Machucados labiais

Os machucados labiais nem sempre significam que esteja com alguma doença, pois pode ser causado por uma mordida incorreta ou qualquer coisa do tipo, mas é sempre pertinente estar atento.

  1. Sangramento

Caso a sua boca esteja sangrando, é provável que esteja algo errado, pois isso só acontece em casos mais graves. Então, a sua atenção deve ser redobrada nessas horas.

  1. Dor ao mastigar

A dor ao mastigar também pode ter várias origens, mas os microrganismos que ficam retidos pela falta de limpeza são umas das principais.

  1. Sensibilidade nos dentes

Quando os dentes estão sensíveis, é bem provável que as bactérias conseguiram atingir a dentina, que é a responsável pela sensibilidade dos elementos dentários.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × dois =