Tecnologia odontológica, 7 softwares que ajudam no atendimento

Atualmente, dificilmente se lembra que há pouco tempo o mundo era praticamente analógico. Visitar consultórios médicos e ortodônticos demandava preenchimento de papeladas assinaturas de duas vias a serem distribuídas. No entanto, a tecnologia odontológica tomou conta dos consultórios, tornando o dia a dia dos profissionais mais fácil e o atendimento mais ágil.

Como em praticamente todas as áreas, aos poucos, os softwares tomaram conta dos escritórios, auxiliando em todos os aspectos do negócio.

Desde a organização de agendamento até o gerenciamento de estoque, passando até pelo filtro da busca de pacientes que, agora, podem ser organizados por nome, agendamento ou até por tipo de convênio odontológico empresarial, toda a prática e rotina da clínica pode ser dinamizada e alcançou até mais segurança.

O que são os softwares e para que servem?

O software odontológico funciona da mesma forma que demais softwares e, basicamente, consiste em programas online de computadores, adquiridos ou feitos sob demanda para atender algumas necessidades específicas de cada empreendimento.

Assim, ao serem conectados com um sistema de armazenamento de dados no estilo de nuvem, permitem atualizar as informações para que se tenha o acesso imediato aos informes do consultório e histórico dos pacientes, gerando formulários com agilidade.  

Esse método de armazenagem de dados é o que torna a ferramenta segura e eficaz, devido à instantaneidade do acesso às informações. 

Além disso, de modo a otimizar ainda mais os processos, os programas odonto empresarial mais modernos não precisam mais, necessariamente, do download ou acesso via computadores, e podem ser baixados como aplicativos em celulares ou tablets.

Quais as vantagens de utilizar esses aplicativos?

Os melhores aplicativos de gestão de consultório costumam ter como características principais as ferramentas de controle do agendamento de consultas. 

Desta forma, a pessoa responsável, ou o próprio dentista, não precisa mais despender muito tempo preenchendo fichas ou documentos de agendamento, tornando as consultas mais ágeis e práticas, concentrando as ações nas atividades cruciais.

Afinal, tudo pode ser feito de forma automática pelo aplicativo, de forma integrada, seja pela recepção ou pelo dentista, que também terá uma ficha digital disponível.

Assim, com o tempo extra, o consultório pode até investir em criar colaborações com um novo plano odontológico para MEI, por exemplo, para conseguir atender novos pacientes e aumentar o lucro geral.

Organização financeira do consultório

Os aplicativos também disponibilizam instrumentos para realizar a organização financeira do consultório de forma integrada e integralmente por meio deste mesmo software. Isso porque são oferecidos meios de organizar aspectos como:

  •  Contas a serem pagas;
  •  Controle de pagamentos e recibos;
  •  Fluxo de caixa;
  •  Controle de orçamento;
  •  Emissão de boletos;
  •  Controle de cartões.

Além de todas essas funções, é possível gerar relatórios financeiros que analisam os dados fornecidos e detectam fatores causadores de problemas no orçamento e ajudam a prevenir erros que possam ser cometidos nos próximos meses.

Esse tipo de informação é importante para a tomada de decisões e para a criação de estratégias de negócios para o futuro, desde cortes de gastos até a revisão de parceria com convênio odontológico.

Gerenciamento e controle de estoque

Um mau gerenciamento de estoque pode resultar na perda de dinheiro e desperdício de materiais.

Para evitar que isso ocorra, o aplicativo também permite realizar a análise sobre os produtos disponíveis, a quantidade em estoque, data de compra e de saída dos utensílios, valores, data de validade de cada produto e a conversão das informações para planilhas.  

7 softwares que melhor ajudam no atendimento

A utilidade das múltiplas funções dos softwares auxilia não apenas no gerenciamento do consultório, mas também na compilação de dados fundamentais para a criação das estratégias de negócios.

Assim, é possível incentivar/estimular até possíveis consórcios com empresas de plano dental coletivo empresarial, que podem resultar em melhores lucros.

Com tantas vantagens e a otimização de processos, encontrar um aplicativo que atenda as necessidades da clínica se mostra crucial, havendo até a possibilidade de adquirir um feito sob demanda para o consultório.

Para auxiliar nessa escolha, conheça a seguir 7 opções de softwares odontológicos para auxiliar na gestão do dia a dia da sua clínica:

  1. Ortoapp

O aplicativo permite o acesso a partir de qualquer dispositivo móvel ou fixo que tenha conexão à internet.  

Dentre suas funções, ele disponibiliza controle de agenda, organizadores financeiros e gerenciamento dos recibos e pagamentos, além de várias outras funções para melhora do atendimento – como histórico/ficha do paciente.

Esse software é oferecido em modelo de teste grátis por um período específico e após isso é necessário escolher um dos pacotes disponíveis com valores que variam conforme os serviços disponibilizados.

  1. Simples Dental

É uma ferramenta que possibilita marcar e confirmar consultas de forma simplificada, além de oferecer o acesso à ficha completa do paciente, incluindo imagens de exames realizados. Essa é uma das ferramentas que disponibiliza acesso por web e smartphone.

  1. Easy Dental Cloud

Faz o cadastro de novos pacientes, organização de agenda, disponibiliza ferramentas de gerenciamento financeiro e de estoque, entre outros aportes para tornar a rotina da clínica mais otimizada. 

Seu uso é grátis no primeiro mês e após o teste é possível escolher entre alguns pacotes de serviço disponíveis.

  1. Dental Office

Oferece controle financeiro e de agenda, além de todo o acesso aos dados pessoais e clínicos dos pacientes/clínicas, além de apresentar resumos de análise geral.

O Software está disponível para pc, smartphone ou tablet, mas para realizar seu uso é preciso adquirir um dos planos de serviço.

  1. Edente

Com o diferencial de realizar a emissão de relatórios de faturamento que auxiliam na declaração do Imposto de Renda e na declaração de Serviços Médicos, o Edende permite todo o gerenciamento do setor financeiro do consultório. 

A ferramenta ainda permite o envio de mensagens de confirmação de consultas e oferece acesso à ficha completa dos pacientes e ao banco de imagens.

  1. XDental 

Oferece ferramentas de gestão financeira, consultório e agenda, disponibilizando meios para coleta e armazenamento de dados dos pacientes, o que possibilita uma otimização e personalização dos atendimentos para cada cliente.

  1. BlueDental

Com o principal objetivo de ser simples e eficaz, o BlueDental  pode ser aberto em qualquer sistema operacional e smartphones, também atuando no modelo de teste grátis por 14 dias. Para continuar o uso, é crucial adquirir um dos planos disponíveis.

Com isso, é possível perceber a importância de uma ferramenta mais completa possível para atender as demandas da clínica, de modo a tornar os atendimentos mais ágeis e de qualidade, reduzindo também o tempo de espera. Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e retenção de funcionários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =