Saúde

Placas Miorrelaxantes: O que é e como funciona

Pacientes que têm problemas em sua mandíbula que é chamada de ATM, passa a ser conhecido como pessoas que sofrem por dtm, disfunção temporomandibular, e para que essas pessoas não se prejudiquem podem utilizar placas miorrelaxantes.

Essa placa é feita de acrílico, ela é conhecida também como placa estabilizadora, que serve justamente para manter estável a mandíbula e a oclusão, ou seja, a mordida.

A placa sendo feita de um material rígido, deverá se encaixar na arcada superior, que é a maxila, ou na inferior ,que é a mandíbula.

Essa placa tem que ser feita diretamente no dentista por meio de um plano odontológico empresarial e não pode ser comprada na farmácia.

Importante que haja uma placa personalizada, para que quando o paciente morder aconteça o encaixe perfeito.

Quando o uso dessa placa é necessário?

Para saber qual é o momento certo de fazer a utilização dessa placa, é importante ir até o dentista, realizar a avaliação e analisar quais são os sintomas que possui, como por exemplo:

  • Estalo no ATM;
  • Zumbido no ouvido;
  • Dor de cabeça;
  • Um lado dói ao mastigar;
  • Mandíbula se deslocando.

Com base nesses sintomas, tem indicação do uso das placas de relaxamento, que são os dispositivos miorrelaxantes.

Dependendo da disfunção, o paciente poderá até causar dentes tortos, sendo necessário pesquisar o plano odontológico que cobre aparelho e manutenção.

Como é o tratamento com a placa é feito?

Geralmente, essas placas são utilizadas para a disfunção do bruxismo, que é o ranger dos dentes de forma involuntária principalmente durante o sono.

Ele é uma doença que tem que ser controlada, existem épocas que a pessoa tem mais crises, está mais estressada e acaba rangendo os dentes.

Os dentes de cima só devem ser tocados nos dentes de baixo quando o paciente engole.

Quando as pessoas falam, os dentes não devem ser tocados uns nos outros, nem quando se come e menos ainda quando está com a boca fechada.

Quando a boca está fechada, os dentes de cima não tocam nos debaixo, em um momento que eles deveriam estar em repouso, ou seja, entreabertas, significa que o paciente está relaxado.

Caso esteja encostando os dentes de cima nos de baixo quando era para eles estarem entreabertos, sua musculatura que deveria estar totalmente relaxada demonstra estar contraída.

Caso esse músculo fique contraído, geralmente o paciente sente dor, principalmente se for durante a noite, pela manhã ele irá acordar com a mandíbula cansada.

Essas placas miorrelaxantes, são para relaxar a musculatura e proteger os dentes de desgastes.

Então, ao invés do paciente aplicar a força muscular em cima do dente ele irá fazer a aplicação na placa.

Isso vai evitar com que a pessoa proporcione até mesmo uma fratura no dente, o que dependendo pode levar até a extração.

Quando a pessoa vai rangendo os dentes, ele passa a ser reduzido, se tornando muito desgastado, por isso é muito importante passar com o dentista do plano odontológico completo.

Com essa pressão na musculatura, o paciente começa a sentir mais dor em sua articulação temporomandibular e passa a contrair ainda mais a musculatura.

Então, a placa miorrelaxante mais indicada é aquela que é rígida para fazer o controle da doença.

Essa placa irá estabilizar a mordida, alongar a musculatura que fica contraída durante o ato de apertar e essa placa precisa estar com todos os contatos da boca ajustados.

Quando a mordida fica em uma posição mais estável, vai deixando de comprimir os tecidos dentro da articulação e evitará que tenha uma ideia uma vírgula ou até mesmo derrame.

Como já foi dito, o melhor jeito de fazer essa placa é por meio do especialista do plano odonto empresa.

É de extrema importância fazer o tratamento do bruxismo, para que ele possa ser controlado. O bruxismo pode trazer muitas consequências, e sem ajuda da placa além dos desgaste nos dentes, ele também pode causar o entortamento deles.

Conforme o paciente vai apertando e rangendo os dentes de uma forma que não perceba esse ato pode causar problema nas gengivas e os desalinhamentos dos dentes, por isso é importante fazer uma consulta com o dentista do plano odontológico ortodontia.

Procure um profissional da odontologia no menor sinal de dores ou sensibilidade nos dentes, ou incômodo na musculatura facial. Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 15 =